Como anda sua saúde mental? Psicóloga Jéssyca Feitosa chama atenção para os cuidados com a mente

A Saúde Mental está relacionada a forma como a pessoa reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções

O primeiro mês do ano convida as pessoas a pensarem sobre a vida com o “Janeiro Branco”.  O mês dedicado a saúde mental convida à reflexão sobre o sentido e o propósito da vida, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto conhecemos sobre nós mesmos, nossas emoções, pensamentos e sobre os nossos comportamentos.

Para a psicóloga Jéssyca Feitosa da Clínica Gastros, ainda existe muito tabu sobre os cuidados com a saúde mental. “O principal objetivo da campanha Janeiro Branco é de conscientizar a população sobre a importância de cuidar não só da saúde física, mas também da saúde mental. É muito importante falar sobre esse tema porque ainda existe muito tabu”, afirmou a psicóloga.

A maioria das pessoas, associam saúde mental com “doença mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Por isso a autoavaliação é um passo muito importante no cuidado com a saúde mental, como explica a psicóloga Jéssyca Feitosa.

“É importante que as pessoas fiquem atentas com os tipos de pensamentos que passam pela cabeça e com os sentimentos que elas têm. Somos ensinamos a olhar para o exterior, por isso muitas vezes questões internas (psicológicas/emocionais) passam despercebidas. É preciso parar e refletir até mesmo sobre coisas simples, observar o que faz mal, o que provoca tristeza e angústia, enfim, sentimentos ruins”, pontua a psicóloga.

Segundo Jéssyca Feitosa, o ser humano costuma cultivar muitos hábitos negativos porque no geral não temos consciência do prejuízo que podem trazer a longo prazo.  E com ajuda da psicoterapia os profissionais conseguem perceber e desenvolver estratégias de como lidar com as adversidades.

Procure cultivar hábitos saudáveis. Separe diariamente um tempo para cuidar e investir em si mesmo, seja para fazer uma leitura, praticar exercício físico, estar na presença de amigos ou familiares, fazer meditação. Se você perceber que algum sentimento ou pensamento está causando algum tipo de prejuízo é sinal que está mais do que na hora de procurar ajuda psicológica.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.