Carnaval: Dra. Patrícia Mousinho alerta para cuidados com a saúde durante a folia

Carnaval é sinônimo de folia para alguns e descanso para outros. Curtir a folia ou relaxar em casa, alguns cuidados são indispensáveis para manter a saúde e aproveitar a folia sem surpresas.

De acordo com a endocrinologista Patrícia Mousinho, é fundamental não descuidar da alimentação e hidratação, para não ficar expostos a doenças.

“É fundamental manter a hidratação, consumindo muito líquido, sobretudo se estiver ingerindo álcool, para evitar desidratação e ressaca. Água de coco e isotônicos ajudam a repor os sais minerais. Frutas ricas em água como melão, melancia, morango, abacaxi, ajudam a fornecer energia e na hidratação. Procurar se alimentar bem, principalmente nas 3 refeições principais. Os foliões têm um gasto energético maior, e para manter a energia, é importante uma fonte de carboidrato, como frutas, tapioca, pães, preferencialmente integrais, complementada com uma fonte de proteína, como ovos, frango, peixe, equilibrando a dieta e dando mais saciedade. Evitar frituras”, explica.

Em relação a comidas de rua, a médica chama atenção para alimentos que podem causar intoxicação alimentar.

“É preciso ter atenção para as condições de higiene dos locais onde se alimenta: evitar lanches perecíveis, com molho, maionese, e se estiver na praia, frutos do mar, principalmente se não estiverem conservados em temperatura adequada, pois aumentam risco de intoxicação alimentar”, afirma.

Ainda de acordo com a endocrinologista, depois da folia os cuidados com a saúde devem continuar. “O importante é curtir a folia com moderação, e após o período retornar a sua rotina, com a prática regular de atividade física e uma alimentação saudável, com acompanhamento nutricional. Lembrar também de descansar: ter um sono que permita recarregar as energias entre os dias de festa, mantendo a disposição e bem estar”, finaliza.

Leave a Reply

Your email address will not be published.