Consumo de pipoca pode ser aliado na alimentação saudável, diz nutricionista

Se preparada e consumida da forma correta, a pipoca se torna um grande auxiliar na manutenção da saúde. Além, é claro, de ter um lanchinho sempre à mão. Quem explica é a nutricionista Larissa Matos, da Clínica Gastros. Segundo ela, a casquinha da pipoca é riquíssima em antioxidante. E a parte branquinha é composta de amido resistente, ou seja, fibra que auxilia regulando o intestino.

“Mas depende da forma de preparo. A pipoca é um lanche saudável e tem vantagem em relação aos salgados, pois ela contém mais fibras, mais polifenóis, menos calorias e menos gordura. O seu limite como um alimento saudável termina quando começa a adição exagerada de sal, manteiga, conservantes industrializados e coberturas”, alerta a profissional.

Larissa esclarece que o milho de pipoca precisa apenas do calor para estourar, por isso deve-se evitar cozinhar com azeite ou óleos vegetais, uma vez que pode impactar no teor de antioxidantes presentes na casca da pipoca. “Fuja das pipocas de microondas, pois são industrializadas com MUITA manteiga e condimentos, deixando de ser saudável para ser forte de gordura saturada e sódio”, orienta.

Uma xícara de milho de pipoca (sem manteiga ou óleo), tem:

31 calorias

CH: 6,2g

Fibras: 1,2g

Proteínas: 1,1 g

Gorduras: 0,35g

 

Vamos comer pipoca então?

Leave a Reply

Your email address will not be published.