Hepatologista Dr. Juvenal Gomes alerta sobre os cuidados com Hepatites Virais

Durante muito tempo as Hepatites Virais foram negligenciadas, no entanto, a OMS (Organização Mundial de Saúde), desde 2010, reconheceu as Hepatites Virais como um tópico de grande relevância para a saúde pública mundial e instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

“Na maioria dos casos, as hepatites virais são assintomáticas, quando a doença ou infecção não exibe sintomas. Isso reforça a necessidade de ir ao médico regularmente para fazer os exames de rotina, onde pode-se detectar os vários tipos de hepatites. Os principais sintomas são: olho amarelado, urina escura, fezes embranquecidas, mal estar, enjoo, náuseas e fraqueza”, alerta o Hepatologista Dr. Juvenal Gomes.

O impacto causado pelas Hepatites Virais nas populações e sistemas de saúde pelo mundo é grande. Estima-se que há pelo menos 400 milhões de pessoas infectadas cronicamente pelos vírus das Hepatites B e C mundialmente, além de 1,4 milhão de pessoas infectadas anualmente pelo vírus da Hepatite A. As hepatites virais crônicas, inicialmente silenciosas, demoram vários anos para desenvolver complicações. Cerca de 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer hepático estão diretamente relacionados aos vírus de hepatite B e C. Por fim é estimado que 1,5 milhão de mortes estão relacionadas às hepatites virais.

Para o hepatologista Dr. Juvenal Gomes é de extrema importância desenvolver campanhas de conscientização com a população. “Essas campanhas são necessárias para reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle da doença”, explica o médico.

A vacina contra a hepatite B é recomendada para jovens de até 29 anos. A adoção de medidas preventivas é a melhor forma de evitar a contaminação pelos vírus da hepatite. No caso das hepatites B e C, recomenda-se evitar contato com sangue infectado, não compartilhando de objetos cortantes ou perfurantes, nem instrumentos para preparação de drogas injetáveis. Outra recomendação importante é sempre usar preservativo nas relações sexuais, além de só fazer tatuagens, colocação de piercings e tratamentos com acupuntura, com instrumentos esterilizados.

Leave a Reply

Your email address will not be published.