I Seminário Gastros – Acreditação: desafios e oportunidades

A Clínica Gastros recebeu a certificação ONA de Acreditação Plena
A Clínica Gastros conquistou, dia 13 de novembro, a Acreditação Plena (nível 2) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Ao todo, apenas dois hospitais particulares do Piauí e duas clínicas, sendo a Gastros a única clínica com Acreditação Plena, têm a certificação.
A notícia foi recebida com alegria, orgulho e ainda mais responsabilidade pela diretoria, corpo clínico e colaboradores da Gastros. A entrega do certificado foi numa noite de muita emoção e também aprendizado, durante o I Seminário Gastros.
Estar entre os melhores é resultado de um grande trabalho de equipe, da competência, dedicação e organização de todo o corpo da Gastros. O compromisso com a saúde de qualidade para a população sempre foi a prioridade máxima. “Eu e a Maura iniciamos a Gastros há 18 anos. Hoje realizamos atendimento em quatro unidades. Essa jornada não podia ser feita sem a colaboração do nosso time de profissionais de saúde e dos diversos setores administrativos e financeiros. Nosso sonho é continuar crescendo porque entendemos que viver a vida cuidando de outras pessoas é um grande privilégio. A saúde do Piauí precisa sair da lanterna.”, disse o Dr. Lucídio Leitão, Diretor-Técnico, durante a abertura do evento.
Ainda durante o Seminário, a Gerente da Qualidade do Hospital Villar, único acreditado em excelência no Piauí, Mariella Ribeiro, destacou os desafios da acreditação no setor privado. Já o Diretor-Técnico do São Marcos, Dr. Marcelo Martins, falou sobre a acreditação em um hospital filantrópico. “É a primeira vez que participo de um evento como esse em Teresina. Às vezes saímos daqui para discutir o tema qualidade. Seguir esse caminho exige treinar pessoas. Então, no São Marcos decidimos formar pessoas. A gente não sabe como trabalhava antes. Reduzimos a mortalidade e hoje a acreditação é um caminho que não tem mais volta, que faz toda a diferença”, concluiu o médico.
Para a Gastros, realmente não há mais retrocesso. “Essa é a nossa missão, da nossa geração, mostrar a qualidade do Piauí em relação à saúde, o quanto a nossa medicina é tão boa. Eu sou uma mulher perseverante e acho que esse é o nosso caminho, o caminho da gestão da qualidade, não podemos nos furtar.”, concluiu Dra. Francimaura Leitão, diretora-administrativa da Gastros.
Muito mais do que um selo, a acreditação é o alinhamento dos processos que todos os profissionais da clínica, que lutam diariamente para ter, seja na sustentabilidade financeira e econômica, sem contar com a preocupação permanente com a segurança do paciente, um alinhamento dos processos.
Ainda durante o seminário, a avaliadora Líder do Instituto Qualisa Gestão, Dra. Margareth Mollina, ressaltou a contribuição da formação do avaliador para a acreditação. E a Dra. Gilvane Lolato, Gerente de Operações  da ONA entregou o Certificado de Acreditação Plena e parabenizou a Gastros pelo empenho e conquista. “Não importa a dificuldade que você vai passar, é preciso acreditar, e vocês fizeram isso. Parabéns por se preocuparem com a segurança do paciente, vocês salvam vidas, concluiu.
  

Leave a Reply

Your email address will not be published.