H. Pylori: a bactéria que pode levar ao câncer

Todos os endoscópios devem passar por um minucioso processo de limpeza e desinfecção para evitar a transmissão da bactéria.

Helicobacter Pylori

Quem sofre de gastrite, úlcera ou algum outro problema intestinal certamente já ouviu falar na H. Pylori, uma bactéria que tem como habitat a parede do estômago ou o intestino.

A bactéria é muito resistente, pode provocar sérios problemas gastrointestinais, como a gastrite crônica e aguda, úlceras gástricas e duodenais, e até mesmo chegar a um câncer de estômago. “O H. Pylori causa uma inflamação crônica, essa inflamação crônica pode dar uma gastrite crônica, pode provocar úlcera mas também hoje em dia é o principal responsável pelos câncer no estômago. Então, se você sente queimação, azia ou dor de estômago deve procurar um médico, que irá definir se você necessita de uma endoscopia”, afirmou o médico Lucídio Leitão.

Incidência

Estima-se que em torno de 60% da população mundial tenha H. pylori. Ou seja: muitas pessoas podem viver com esse problema e não ter nenhuma noção disso.

Transmissão

A transmissão da H. Pylori pode acontecer de várias formas, mas uma delas é durante o exame de endoscopia devido aparelhos mal higienizados. O utensílio que faz o diagnóstico pode ser vetor para a transmissão. Eles entram em contato direto com mucosa e secreções colonizadas por microrganismos dos pacientes e o risco de contaminação é muito grande. Na Clínica Gastros, a segurança do paciente é prioridade total. Todos os aparelhos são limpos e desinfetados com muito rigor após o término de cada procedimento endoscópico. Eles passam pela limpeza, desinfecção, esterilização e armazenamento adequados.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é realizado de diversas formas, sendo a mais comum por meio da endoscopia digestiva. Após a comprovação, o médico gastroenterologista passará um tratamento que normalmente é feito com a associação de antibióticos.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.