Manometria Anorretal
Problemas e alterações no fluxo intestinal podem ser bastante desconfortáveis e promover a queda na qualidade de vida do paciente. Tanto a constipação quanto a incontinência fecal, portanto, precisam ser devidamente avaliadas para a identificação de suas causas e obtenção de um tratamento realmente eficaz.
Um dos exames utilizados para lidar com esses problemas é a manometria anorretal, fundamental para identificar alterações na motilidade digestiva. Ele basicamente mede as pressões dos músculos do esfíncter anal e outras particularidades da região, como a presença de sensações e reflexos necessários para a execução dos movimentos peristálticos (do intestino).
O exame é feito da seguinte forma. Primeiro, o paciente deita-se de lado. Após o preparo, uma pequena sonda (com a espessura de um termômetro) e um pequeno balão inflável na extremidade é inserido no reto, a última porção do intestino grosso. Em seguida, é feita a conexão dessa estrutura com um aparelho medidor de pressão.
O responsável pelo exame, então, pedirá ao paciente que execute algumas ações, como apertar os músculos do esfíncter anal ou fazer força como se fosse evacuar. O aparelho, então, medirá as pressões, sensações e reflexos da região com a execução de cada uma dessas manobras.
O desconforto causado pelo exame é mínimo e ele é considerado como um procedimento minimamente invasivo. A duração média do procedimento é de cerca de 10 minutos, período que pode ser maior ou menor de acordo com as particularidades de cada caso e, claro, de cada paciente. O tempo necessário será respeitado para que o indivíduo fique à vontade para realizar o exame.
Em alguns casos é necessário o preparo para o exame utilizando um supositório de glicerina para a realização adequada da limpeza na região. A alimentação pode ser normal e as medicações usuais do paciente também podem ser administradas normalmente até 2 horas antes do procedimento.
De modo geral, não é realizado qualquer tipo de anestesia ou sedação no paciente durante o exame. Anestésicos tópicos podem ser utilizados na região examinada, mas o indivíduo precisa estar alerta e consciente para a realização das manobras solicitadas pelo responsável.