Há alguns anos, muitas mulheres ainda sofriam com problemas relacionados ao seu trato reprodutor. O assunto era um grande tabu e a assistência feminina era praticamente inexistente. Assim, muitas pacientes acabavam morrendo por conta da falta de prevenção e exames regulares.

Felizmente, as coisas mudaram e, hoje em dia, os exames preventivos fazem parte da rotina médica das mulheres. Há vários tipos de testes que compõem a programação básica de check-ups femininos, e um dos mais relevantes e eficazes é o ultrassom transvaginal.

Além de ser um bom exame preventivo, o ultrassom transvaginal pode ser utilizado na hora de identificar possíveis problemas no sistema reprodutor feminino. Algumas das enfermidades normalmente diagnosticadas com a ajuda desse exame incluem: alguns casos de endometriose, miomas, problemas no útero, etc.

A localização do DIU (dispositivo intrauterino) e a avaliação de diversos aspectos de uma gestação (como o monitoramento dos batimentos fetais, a observação da placenta e até mesmo a identificação dos primeiros sinais de um abortamento) também podem ser realizadas com a ajuda de um ultrassom transvaginal. Até mesmo a confirmação de uma gravidez pode ser feita com essa ferramenta.

Por isso, esse exame é um importante aliado na promoção da saúde das mulheres. Ele pode ser realizado até mesmo por mulheres que estejam em seu período menstrual, sem maiores problemas. A única recomendação é a utilização de roupas confortáveis e fáceis de serem removidas na hora do exame.

A contraindicação do exame também existe. Ele normalmente não é feito em pacientes que sofrem com o vaginismo ou nas que ainda não iniciaram a vida sexual. Nesses casos, outras alternativas são utilizadas para guiar os diagnósticos.

O exame pode ser um pouco desconfortável, mas normalmente não causa dor, especialmente quando a paciente se encontra confortável e relaxada. A sonda utilizada para o ultrassom é revestida com um preservativo e, além dele, também é adicionado um lubrificante para facilitar a sua introdução no canal vaginal.