É um método bastante utilizado para alimentar os pacientes que, por qualquer motivo, não conseguem engolir ou que ao fazê-lo, têm um alto risco de aspiração.

Antes este procedimento era realizado por via cirurgica convencional e apresentava maiores riscos. Este procedimento é indicado para o paciente que não consegue engolir ou está apresentando dificuldade para fazê-lo.
As duas indicações mais freqüentes são: pacientes com seqüelas pós A.V.C e pacientes com doenças demenciais progressivas(ex: Doença de Alzheimer).
Esse método acontece por via endoscópica onde colocamos um tubo direto no estômago.
O paciente deve ter no mínimo oito horas de jejum antes do procedimento, na manhão do procedimento um banho com sabão de coco e lavar bem o abdômen, uma hora antes do procedimento ter uma boa higiene oral com uso de colutórios(ex: Listerine / Cepacol).
A depender das condições clínicas do paciente este procedimento pode ser realizado na clínica Gastros ou no hospital com suporte de UTI.
O paciente só pode ser alimentado 4 horas após o procedimento, sendo a primeira dieta metade da dose habitual.

Pioneira neste procedimento aqui no Piauí e com mais de 2000 gastrostomias endoscópicas realizadas, a clínica Gastros é lider na realização deste procedimento.

Seguem abaixo algumas dicas para os cuidadores destes pacientes:
1. Importante não deixar o paciente ou um acidente tirar a sonda, principalmente antes da primeira quinzena, se isto acontecer leve imediamente ao hospital se for antes da primeira semana a solução pode ser uma cirurgia, depois de quinze dias geralmente o trajeto esta feito e vamos ter apenas que colocar uma sonda provissoria.
2. Em caso de aparecer uma “mancha” vermelha endurecida com calor local geralmente na primeira semana depois do procedimento pode ser uma infecção, Ligue para nós.
3. Lave a sonda com 20 a 40ml de água sempre depois das alimentações.
4. Antes de cada alimentação aspire a sonda, se a quantidade do aspirado for igual ou maior da última refeição contate a nossa equipe e não coloque nada pela sonda.
5. Duas vezes por semana coloque 20 a 40ml de refrigerante tipo cola(ex: coca-cola) para “limpar” a sonda.
6. Externamente a sonda deve ser lavada apenas com água do banho e sabonete neutro.
7. Depois das refeições faça um giro na sonda
8. Subir o tronco do paciente pelo menos 30 graus na hora de introduzir os alimentos e deixar assim por 30 a 60 minutos depois.
9. As sondas mais modernas duram de 6 a 18 meses em média.
10. A alimentação deve ser orientada por um Nutricionista.
11. Qualquer dúvida escreva para contato@gastros.com.br ou lucidiobl@gmail.com