Orientações:
Retirada da vesícula biliar. A causa mais freqüente é a presença de cálculos(pedras) que causam episódios de dores e ou inflamação.
A cada cinco pacientes operados quatro são do sexo feminino, e geralmente são mulheres que já tem filhos ou com histórico familiar.
A pessoa pode sentir apenas leve desconforto no abdômen superior mais para a direita ou pode ter crises de dores no hipocôndrio direito(lado direito alto do abdômen) ou epigástrico(parte alta central do abdômen). A dor pode irradiar para o dorso. Pode haver náuseas e vômitos.
Os episódios das crises duram de 30 a 90 minutos e alguns pacientes precisam buscar serviço de urgência para serem medicados.
O melhor tratamento é a remoção da vesícula biliar junto com os cálculos por videolaparoscopia.
Veja o vídeo de uma cirurgia feita por nossa equipe.
Videocolecistectomia
Para esta cirurgia geralmente os pacientes são internados no mesmo dia da cirurgia e tem que ter jejum de 8 horas.
Nos dias que a nossa equipe opera a tarde(segunda a sexta) orientamos nossos pacientes a fazer um café da manhã as 7 hora leve e comparecer ao hospital as 11 hora.
A cirurgia dura em média de 40 a 60 minutos e sào feitas com anestesia geral.
A alta hospitalar quase sempre acontece no dia seguinte a cirurgia e orientamos o paciente a ficar 3 dias em dieta pastosa e evitar alimentos gordurosos por no mínimo 30 dias.
De 7 a 10 dias pode retirar os pontos e retornar a suas atividades do dia a dia(trabalhar, dirigir automóveis, etc)
Atividades físicas leves(caminhada) com 15 dias e academia após 30 dias após a cirurgia.