Mês de junho alerta sobre a conscientização da importância da doação de sangue

Vermelho é a cor comemorativa do sexto mês do ano, alertando sobre a importância da doação de sangue, que tem a data 14.06 como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Junho também é voltado para a conscientização sobre a anemia e leucemia, doenças ligadas sistema sanguíneo.

A Campanha Junho Vermelho, realizada em vários hemocentros de todo o país, busca conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. O tema da campanha deste ano é “a doação de sangue e o acesso universal às transfusões seguras como elemento para alcançar a saúde universal”. O slogan “Sangue seguro para todos” busca sensibilizar sobre a necessidade universal de sangue seguro na prestação de atenção à saúde e a função essencial das doações voluntárias para a consecução da meta de saúde universal.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a campanha tem como objetivo engajar mais pessoas em todo o mundo a se tornarem doadoras regulares, o que cria uma base sólida nos hemocentros e estabelecer um suprimento de sangue sustentável em nível nacional, que permita atender às necessidades de transfusões.

Os últimos dados levantados pelo “Eu Dou Sangue” em parceria com o Instituto Datafolha, cerca de 92% dos brasileiros disseram não ter doado sangue entre junho de 2016 e junho de 2017. De acordo com o levantamento, além do recesso e do clima mais frio, feriados e dias chuvosos também impactam negativamente os hemocentros, que costumam registrar queda de 30% em seus estoques no período.

Os dados também mostraram que 39% dos brasileiros admitem não saber qual é seu tipo de sangue. O estudo, que ouviu 2.771 entrevistados em todo o país, mostrou que o desconhecimento é maior entre os homens (44%) do que entre as mulheres (35%). Assim como a maioria dos jovens (52%), na faixa dos 16 aos 24 anos, também desconhecem esse aspecto de seu próprio corpo.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%.

Documentos para doar:
Os voluntários devem apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional ou carteira de motoristas.
Confira o que é necessário para doar sangue:
– Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
– Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
– O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
– O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
– Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
– Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
– Ter repousado bem na noite antes da doação;
– Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
– Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

Fonte(s): Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS)

Leave a Reply

Your email address will not be published.