Dia Nacional De Prevenção Da Obesidade Trata Do Respeito Para Com O Obeso

O Dia Mundial da Obesidade, desde 2015, é comemorado na mesma data do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, 11 de outubro. A obesidade é um dos maiores problemas de saúde atualmente e para o futuro. O dia 11 de outubro é um alerta para que crianças obesas não virem adultos obesos. Desde  2014, as campanhas trazem esse foco na prevenção da obesidade, em crianças. Segundo dados da Organização  Mundial da Saúde, mais de 42 milhões de crianças menores de 5 anos estão acima do peso no mundo, das quais 35 milhões estão em países em desenvolvimento e 92 milhões de crianças com risco para sobrepeso e obesidade.

Obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. Por isso o acompanhamento profissional e esse alerta é necessário desde a infância. “Além de reduzir a qualidade de vida, pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde, inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo”, pontua o Gastroenterologista, Dr Lucídio Leitão.

No Piauí, 48% da população está obesa. É o que apontou a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018, divulgada pelo Mistério da Saúde, no último dia 25 de julho.

Tratar a obesidade com respeito é respeitar o paciente obeso. Respeitar a sua condição, é não reforçar a ideia errada de que a obesidade é culpa de quem tem. Tratar a obesidade com respeito é reconhecer que ela é uma doença crônica multifatorial.

Leave a Reply

Your email address will not be published.