Este exame é geralmente indicado quando existe a suspeita ou quando se necessita estudar a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).Como é Feito? Antes de passar a sonda e phmetria o paciente deverá realizar manometria para localizar os esfincteres esofagicos, pois eles indicarão por onde a sonda deve ser usada e emqual ele devera ser fixada. Depois coloca-se anestesico em uma das narinas e em seguida introduz uma sonda plastica, a mesma ficara localizada no estômago. Necessita de jejum e deve se suspender o uso de alguns medicamentos que comprovadamente tem influência no resultado do exame. As medicações devem seguir o cronograma abaixo:

1) Suspender sete dias antes os IBPs (Omeprazol, Lanzoprazol, Pantoprazol, Esomeprazol e o Rabeprazol);

2) Suspender por 48 h antes os antagonistas dos receptores H2 (Cimetidina, Ranitidina e Nizatidina);

3) Suspender por 24 h antes os Procinéticos (Metoclopramida, Domperidona e Bromoprida). Quando for avaliar a eficácia do tratamento medicamentoso o exame deve ser realizado sem a suspensão das medicações.

O paciente deverá vir em jejum e com uma blusa/camisa de botão para facilitar o posicionamento da sonda. O paciente levará consigo um aparelho que será devolvido no dia seguinte e a sonda será retirada 24 horas depois do horário da colocação.