Qual é a finalidade? Avaliar a função (tubo que liga a boca ao estômago), avaliar se os momentos do estômago tem a forçã adequada; e avalia a pressão e o relaxamento dos esfíncteres inferior e superior do esôfago (esfíncter – válvulas que abrem e fecham).  Este exame é muito utilizado na avaliação do paciente que vai ser submetido a cirurgia antirefluxo e nos pacientes com queixa de disfagia (dificuldade de engolir).
Como é feito? Coloca-se um gel anestésico em uma das narinas (buraco do nariz) e em seguida introduz uma sonda plástica graduada ligada em um computador até o estômago, que detecta as pressões e movimentação motora do esôfago.
O exame causa dor? Não, a passagem da sonda não provoca dor ao paciente, ele apenas sentirá o incomodo durante a passagem da sonda.
Quanto tempo dura o exame? A duração do exame é em torno de 20 a 30 minutos, então a sonda é retirada.
IMPORTANTE: Para fazer o exame de manometria esofágica o paciente OBRIGATORIAMENTE deverá ter realizado uma endoscopia digestiva alta, nos últimos 6 meses.
Como se preparar para o exame:
  1. Vir em jejum
  2. Trazer OBRIGATORIAMENTE o laudo de endoscopia digestiva alta realizada nos últimos 6 meses.
  3. Trazer outros exames relacionados se tiver feito, por exemplo: Seriografia esôfago, estômago – duodeno, videolaringoscopia . etc…
  4. Trazer o nome da medicações que está tomando (para pressão alta, diabetes, colesterol alto, problemas na tireóide, etc…)
  5. OBS: SUSPENDER O USO DE MEDICAMENTOS IBP (prazol,pantoprazol) Por um período de 7 dias antes da realização do exame.