Manometria Esofágica de Alta Resolução é um teste que avalia o funcionamento do esôfago, medindo as contrações musculares rítmicas (peristaltismo) que ocorrem ao engolir. Este procedimento garante a localização de maneira mais fácil dos pontos anatômicos como o esfíncter esofagiano inferior (EEI) e superior (EES), além de permitir a visualização simultânea de todos os seguimentos envolvidos na deglutição.

Além disso, por não existir a necessidade de tração da sonda a cada centímetro, a Manometria Esofágica de Alta Resolução é um exame de fácil realização que proporciona maior conforto para o paciente. Durante o procedimento todas as etapas são estudadas simultaneamente, sem a necessidade de mobilização do cateter. Isso torna este, um exame de rápida duração e, portanto, de melhor tolerabilidade.

Este procedimento é destinado a investigação diagnóstica das disfagias, após exclusão de obstrução orgânica do esôfago; adequação de posicionamento de dispositivos intraluminais (cateter de PHmetria); pré-operatório de Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE); avaliação da disfagia após tratamento cirúrgico ou tratamento da acalasia, dentre outros.