(86) 3131-9090
(86) 9 9994-0312

Exames

A obesidade é uma epidemia global porém mais prevalente no nosso mundo ocidental.

O tratamento endoscópico com uso do balão intragástrico vem preencher uma lacuna entre o tratamento clinico e o cirúrgico.
Na nossa opinião e experiência de mais de 300 procedimentos desde de 2005 o tratamento da obesidade com o balão intragástrico está bem estabelecido para os pacientes com IMC maior de 50 com a finalidade de preparo para a cirurgia, os paciente com IMC maior de 40 que não tem condições ou não desejam ser submetido a tratamento cirúrgico e principalmente os pacientes com IMC entre 30 a 35.
O procedimento é feito sem anestesia geral apenas com sedação e o paciente não precisa ficar internado.
Os dois ou três primeiros dias o paciente pode ter nauseas, vômitos, cólica gástrica e as vezes há a necessidade de uso de medicação venosa.
Nossos pacientes perderam de 5 a 37,5Kg, na média a perda de peso foi de 17,5Kg.
O prazo máximo para ficar com o balão é de 6 meses, tempo suficiente para perder o excesso de peso e criar uma nova relação com o ato de comer.
Veja em anexo uma demonstração do procedimento e um vídeo de um dos nossos paciente.

 

Vídeo do Procedimento

Vídeo do Paciente

 

A Cápsula Endoscópica é um dispositivo que possui a capacidade de capturar fotos com flash do interior do nosso trato digestivo, funciona com uma microcâmera digital com capacidade de mandar as fotos para um dispositivo que o paciente leva na cintura e que armazena as fotos. Este dispositivo externo é chamado de data-recorde e será ligado em um computador onde através de um programa gera um filme.

Você tem a possibilidade de ingerir uma capsula que pode ficar até 14 horas tirando fotos do seu trato digestivo sem precisar ficar na clinica, sem sair da sua rotina.

A cápsula foi inicialmente criada porque não se tinha um método de imagem eficiente para estudar o intestino delgado(fino).  A endoscopia digestiva alta vê bem o esôfago, estômago e duodeno e a colonoscopia o intestino grosso.

Recentemente foram criadas mais duas capsulas, a ESO para esôfago e a grande novidade a COLON 2 que tem grande capacidade de ver o colon e pode substituir a Colonoscopia tradicional no estudo do colon.

No Piauí a Gastros foi pioneira no uso da cápsula endoscopica, desde de 2007 com mais de 200 cápsulas realizadas.

A Colonoscopia é um exame endoscópico que permite a visualização do interior de todo o cólon. O instrumento utilizado é um Tubo Flexível. Na extremidade final desse tubo existe uma mini câmera, que transmite para um monitor colorido, as imagens do interior do cólon e do íleo-terminal (parte final do intestino fino). É de grande importância no diagnóstico e tratamento de pólipos adenomatosos, cuja evolução pode progredir para câncer.
Realizada com o paciente sedado para evitar desconfortos. Lembramos que também não é um exame isento de riscos, sendo o pior deles a perfuração do intestino que aontece em média 01(um) caso em 10.000 exames realizados. Para visualiazar o intestino é nescessário fazer uma limpeza que denominamos de prepapro.
Segue abaixo um preparo desenvolvido por nós, atendendo as persistentes queixas de "franqueza" causada pela diarreia.

 

         PREPARO DE COLONOSCOPIA COM FOSFOENEMA

            DOIS DIA ANTES DO EXAME EVITAR COMER:

            FEIJÃO, CEREAIS COM AVEIA, GRANOLA, LINHAÇA, VERDURAS CRUAS, CARNE VERMELHA, FRUTAS COM CASCA COMO: MAÇA/PERÂ/UVA.

            DIA ANTERIOR AO EXAME: 

CAFÉ DA MANHÃ: Café SEM LEITE/SUCOS COADOS/CHÁ/ÁGUA DE COCO/GELATINA CLARA/PÃO MASSA FINA COM MANTEIGA/BISCOITO DE ÁGUA E SAL OU DE maisena.

DURANTE O DIA: BEBER BASTANTE LIQUIDO COMO: ISOTÔNICO DE COR CLARA (GATORADE) / ÁGUA DE COCO COADA/SUCOS COADOS/PICOLÉ DE FRUTAS SEM LEITE.

ALMOÇO: SOPA COM ARROZ, MACARRÃO E CARNE BRANCA (FRANGO OU PEIXE) OU ARROZ BRANCO COM PEIXE OU FRANGO (CALDO OU GRELHADO).

TEMPEROS: CEBOLA/ALHO/SAL.

DURANTE A TARDE: CONTINUAR A USAR BASTANTE LIQUIDO DE COR CLARA.

18:00 HORAS: TOMAR 4 COMPRIMIDOS DE DUCOLAX OU LACTO-PURGA E CONTINUAR A INGERIR BASTANTE LIQUIDO ATÉ A HORA DE DORMIR.MINIMO 2 LITROS DE LÍQUIDO CLARO.

DIA DO EXAME:

07:00 HORAS DA MANHÃ: COLOQUE EM UMA JARRA, UM FRASCO DE PHOSFOENEMA COM 1 COPO DE SUCO DE LARANJA /OU LIMÃO COADO (PODE ADOÇAR COM AÇUCAR OU ADOÇANTE), MISTURE E BEBA TUDO EM 15 MINUTOS.

CONTINE A BEBER BASTANTE LIQUIDO DE COR CLARA E SEM RESIDUOS ATÉ 2 (DUAS) HORAS ANTES DO EXAME.BEBER NO MINIMO 02 LITROS DE ÁGUA.

OBS: SE NA HORA DO EXAME VOCê NÃO ESTIVER DEFECANDO LÍQUIDO CLARO (IGUAL A SUCO DE MARACUJA) SEM RESIDUOS FALE COM NOSSA EQUIPE.

SE VOCÊ USA ALGUM MEDICAMENTO QUE AFINA O SANGUE FALE PARA A NOSSA EQUIPE.ISSO E IMPORTANTE PARA EVITAR SANGRAMENTO EM CASO DE BIOPSIA E /OU RETIRADA DE PÓLIPO (AAS/BISULFATO DE CLIPIDOGREL/XARELTO/PLAGREL/SOMALGIN/BRILINTA/ASPIRINA)

Acesse o link e veja o vídeo explicativo do preparo: https://youtu.be/JCXpliDkDQo

 

PREPARO DE COLONOSCOPIA COM MUNVILAX

DOIS DIAS ANTES DO EXAME VOCÊ VAI EVITAR COMER:

Ø  FEIJÃO, CEREAIS COM AVEIA, GRANOLA, LINHAÇA, VERDURAS CRUAS, CARNE VERMELHA, FRUTAS COM CASCA COMO: MAÇA/PERÂ/UVA.

DIA ANTERIOR AO EXAME

            CAFÉ DA MANHÃ: Café SEM LEITE/SUCOS COADOS/CHÁ/ÁGUA DE COCO/GELATINA CLARA/PÃO MASSA FINA COM MANTEIGA/BISCOITO DE ÁGUA E SAL OU DE maisena.

            DURANTE O DIA: BEBER BASTANTE LIQUIDO COMO: ISOTÔNICO DE COR CLARA (GATORADE) / ÁGUA DE COCO COADA/SUCOS COADOS/PICOLÉ DE FRUTAS SEM LEITE.

            ALMOÇO: SOPA COM ARROZ, MACARRÃO E CARNE BRANCA (FRANGO OU PEIXE) OU ARROZ BRANCO COM PEIXE OU FRANGO (CALDO OU GRELHADO).

            TEMPEROS: CEBOLA/ALHO/SAL.

            DURANTE A TARDE: CONTINUAR A USAR BASTANTE LIQUIDO DE COR CLARA.

           18:00 HORAS : DILUIR 10 SACHES DE MUNVILAX EM 1 LITRO DE ÁGUA E BEBER TUDO EM 30 MINUTOS.

           DIA DO EXAME 

           07:00 HORAS DA MANHÃ: DILUIR 10 SACHES MUNVILAX EM 1 LITRO DE AGUA E BEBER TUDO EM 30 MINUTOS.

           CONTINUE A BEBER BASTANTE LIQUIDO DE COR CLARA E SEM RESIDUOS ATÉ 2 (DUAS) HORAS ANTES DO EXAME.BEBER NO MINIMO 02 LITROS DE ÁGUA.

           OBS: SE NA HORA DO EXAME VOCÊ NÃO ESTIVER DEFECANDO LÍQUIDO CLARO (IGUAL A SUCO DE MARACUJA) SEM RESIDUOS FALE COM NOSSA EQUIPE.

           SE VOCÊ USA ALGUM MEDICAMENTO QUE AFINA O SANGUE FALE PARA A NOSSA EQUIPE.ISSO E IMPORTANTE PARA EVITAR SANGRAMENTO EM CASO DE BIOPSIA E /OU RETIRADA DE PÓLIPO (AAS/BISULFATO DE     CLIPIDOGREL/XARELTO/PLAGREL/SOMALGIN/BRILINTA/ASPIRINA).

            Acesse o link e veja o vídeo explicativo do preparo: https://youtu.be/BT77QL21qJc

O exame de bioimpedância examina com alta precisão a composição corporal e é totalmente indolor e rápido, mas assim como outros exames biológicos requer algumas preparações da pessoa antes de se submeter ao teste:
·         Faça jejum de alimentos e bebidas nas 4 horas que antecedem o horário do exame.
·         Não consuma bebidas alcoólicas um dia antes do exame.
·     Evite o consumo excessivo de alimentos ricos em cafeína (chocolates, chás escuros e café) nos dois dias que antecedem o exame.
·         No dia anterior ao exame não realize atividade física intensa e não tome sauna.
·         Não estar em período menstrual (mulheres)
·         Não estar febril no dia do teste
·         Tomar dois copos de água (500ml) duas horas antes do teste (e manter este procedimento para os próximos testes)
·         Urine pelo menos 30 minutos antes da realização do exame
Na hora do exame
·      O paciente deve estar em repouso durante o teste, para que a medida da resistência e reatância se estabilize rapidamente
·          O paciente deverá vir vestido ou trazer para troca no momento do exame, roupas leves (de academia).
Quem não deve realizar o exame
·         Pessoas com marca-passo, ou outro aparelho eletrônico interno ao corpo que dê suporte a vida
·         Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez
·         Pessoas com placas metálicas, pois pode resultar em uma leitura errada de bioimpedância, subestimando a gordura e superestimando a massa magra.

 

Exame realizado para investigação do esôfago, estômago e duodeno.
Era o "terror" dos exames de imagens, pois antes era feito sem sedação ou com sedação insuficiente.
Hoje em dia com os novos sedativos e redução do calibre dos endoscopios o exame de endoscopia digestiva alta é feito com o máximo de conforto e segurança.
Outro aspecto que avançou foi a precisão dos endoscopios, melhorou muito a precisão dos diagnósticos.
O paciente deve ter no mínimo oito horas de jejum e precisa ir acompanhado.
Além da observação das patologias do trato digestivo alto é possível retirar pólipos, dilatar estenose, controlar sangramento, colocar protése e fazer outros procedimentos por via endoscopica.

A Gastros recentemente adquiriu o sistema Fujinon 4450 considerado a melhor imagem de endoscopia no momento.

A Ecoendoscopia, também conhecida como ultrassonografia endoscópica, é um novo tipo de exame que associa a endoscopia digestiva convencional com a ultrassonografia em um único equipamento. Através da ecoendoscopia é possível avaliar as camadas mais profundas do tubo digestivo, além de estruturas e órgãos adjacentes, tais como fígado, pâncreas, vesícula biliar, etc. Além disso, é possível obter material de lesões suspeitas através de punções dirigidas.
Os exames são realizados em regime ambulatorial com o paciente sedado. O tempo de exame é um pouco superior ao da endoscopia convencional e o paciente é liberado da Clínica após a recuperação pós-anestésica.
Durante o procedimento diagnóstico pode ser necessária a complementação do exame através de punções ou biópsias de lesões.
 
Indicações para Ecoendoscopia Alta
 
As indicações deste procedimento são bastante numerosas e vem aumentando a cada dia. Dentre as principais indicações, podemos incluir:
·  Investigação de lesões provenientes das camadas mais profundas da parede do esôfago, estômago ou duodeno. São as chamadas lesões submucosas, que têm avaliação bastante limitada pela endoscopia digestiva convencional.
·  Pesquisa de icterícias.
·  Hipertensão portal e ascite.
· Colelitíase (cálculos na vesícula biliar).
· Pancreatite aguda e crônica.
. Avaliação e estadiamento de vários tipos de câncer, tais como: esôfago, estômago, duodeno, pâncreas e vias biliares, etc.
· Pseudocistos de pâncreas.
· Avaliação e biópsias de linfonodos ou gânglios situados junto ao tubo digestivo alto, na avaliação de doenças metastáticas ou neoplasia linfonodal primária.
Indicações para Ecoendoscopia Baixa
· Investigação de lesões provenientes das camadas mais profundas da parede do reto e cólon. São as chamadas lesões submucosas, que têm avaliação bastante limitada pela colonoscopia ou retossigmoidoscopia convencional.
· Avaliação e estadiamento de vários tipos de câncer, tais como: colorretal, útero, ovários, etc.
· Avaliação e biópsias de linfonodos ou gânglios situados junto ao reto e cólon, na avaliação de doenças metastáticas ou neoplasia linfonodal primária.
· Endometriose: especialmente em casos suspeitos de envolvimento da parede do retossigmóide pela patologia.
· Hipertensão portal e ascite.

É um conjunto de exames e testes realizados a pedido do médico, em laboratórios ou postos de coleta de análises clínicas, visando um diagnóstico ou confirmação de uma patologia ou para um check-up (exame de rotina)

Contamos com  a parceira do Laboratório Bioanálise
.

Missão: Realizar exames laboratoriais com qualidade, pontualidade, responsabilidade e ética, encantando os clientes com um excelente atendimento.
 
Qual é a finalidade? Avaliar a função (tubo que liga a boca ao estômago), avaliar se os momentos do estômago tem a forçã adequada; e avalia a pressão e o relaxamento dos esfíncteres inferior e superior do esôfago (esfíncter - válvulas que abrem e fecham).  Este exame é muito utilizado na avaliação do paciente que vai ser submetido a cirurgia antirefluxo e nos pacientes com queixa de disfagia (dificuldade de engolir).
Como é feito? Coloca-se um gel anestésico em uma das narinas (buraco do nariz) e em seguida introduz uma sonda plástica graduada ligada em um computador até o estômago, que detecta as pressões e movimentação motora do esôfago.
O exame causa dor? Não, a passagem da sonda não provoca dor ao paciente, ele apenas sentirá o incomodo durante a passagem da sonda.
Quanto tempo dura o exame? A duração do exame é em torno de 20 a 30 minutos, então a sonda é retirada.
IMPORTANTE: Para fazer o exame de manometria esofágica o paciente OBRIGATORIAMENTE deverá ter realizado uma endoscopia digestiva alta, nos últimos 6 meses.
Como se preparar para o exame:
  1. Vir em jejum
  2. Trazer OBRIGATORIAMENTE o laudo de endoscopia digestiva alta realizada nos últimos 6 meses.
  3. Trazer outros exames relacionados se tiver feito, por exemplo: Seriografia esôfago, estômago – duodeno, videolaringoscopia . etc...
  4. Trazer o nome da medicações que está tomando (para pressão alta, diabetes, colesterol alto, problemas na tireóide, etc...)
  5. OBS: SUSPENDER O USO DE MEDICAMENTOS IBP (prazol,pantoprazol) Por um período de 7 dias antes da realização do exame.

NO DIA ANTERIOR AO EXAME (22:00h):

  • Use 01 Fleet enema – VIA RETAL

Insira suavemente a cânula do frasco de fleet enema no reto, comprimindo o frasco até ser expelido quase todo o liquido. Decorrido os 15 minutos retire a cânula até sentir forte vontade de evacuar.

NO DIA DO EXAME (7:00h):

  • Use 01 fleet enema – VIA RETAL

Repita o mesmo procedimento realizado no dia anterior com o fleet enema. A seguir preencha o frasco com agua e aplique mais duas vezes.

OBS: Beber liquido a vontade (água de coco, suco de laranja).

Este exame é geralmente indicado quando existe a suspeita ou quando se necessita estudar a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).Como é Feito? Antes de passar a sonda e phmetria o paciente deverá realizar manometria para localizar os esfincteres esofagicos, pois eles indicarão por onde a sonda deve ser usada e emqual ele devera ser fixada. Depois coloca-se anestesico em uma das narinas e em seguida introduz uma sonda plastica, a mesma ficara localizada no estômago. Necessita de jejum e deve se suspender o uso de alguns medicamentos que comprovadamente tem influência no resultado do exame. As medicações devem seguir o cronograma abaixo:

1) Suspender sete dias antes os IBPs (Omeprazol, Lanzoprazol, Pantoprazol, Esomeprazol e o Rabeprazol);

2) Suspender por 48 h antes os antagonistas dos receptores H2 (Cimetidina, Ranitidina e Nizatidina);

3) Suspender por 24 h antes os Procinéticos (Metoclopramida, Domperidona e Bromoprida). Quando for avaliar a eficácia do tratamento medicamentoso o exame deve ser realizado sem a suspensão das medicações.

O paciente deverá vir em jejum e com uma blusa/camisa de botão para facilitar o posicionamento da sonda. O paciente levará consigo um aparelho que será devolvido no dia seguinte e a sonda será retirada 24 horas depois do horário da colocação. 

PREPARO
1.QUATRO SEMANAS ANTES DO TESTE
  • NÃO TOMAR ANTIBIÓTICOS ORAL OU VENOSO (ANTIBIÓTICOS PARA PELE, OLHOS E OUVIDOS ESTÃO LIBERADOS).
  • NÃO TOMAR PROBIÓTICOS (EX: FLORATIL, PROLIVE, SIMBIOFLORA ETC.
  • NÃO USAR LAXANTES, DOMPERIDONA, BROMOPRIDA, METOCLOPRAMIDA
2.DIA ANTERIOR AO TESTE
  • NÃO INGERIR LEITE OU DERIVADOS, MEL, REFRIGERANTES, BEBIDAS ESPORTIVAS ( EX: GATOREDE),BEBIDAS       ALCÓOLICAS. 
  • NÃO INGERIR LAXANTES
  • NÃO FAZER USO DE SUPLEMENTAÇÃO DE FIBRAS (EX: METAMUCIL, BENEFIBER, PLANTABEN, ETC)
  • DIETA NÃO FERMENTATIVA NO DIA ANTERIOR DO EXAME:
PERMITIDO
NÃO PERMITIDO
CAFÉ, CHÁ, PÃO FRANCÊS, MANTEIGA
LEITE, IORGUTE, CREME DE LEITE
ARROZ, CARNE MAGRA
BOLACHAS CEREAIS EM BARRA
LEGUMES COZIDOS: CENOURA, CHUCHU, BATATA
TORTAS, MASSAS EM GERAL
VERDURAS COZIDAS: ESCAROLA, AGRIÃO , ALMEIRÃO
LEGUMES E VERDURAS CRUS
TEMPERO: SAL, VINAGRE, AZEITE, ÓLEO VEGETAL
GRÃOS: FEIJÃO, MULHO ERVILHA
FRUTAS:MAÇA, MAMÃO, PÊRA, BANANA-MAÇA
CHOCOLATES, DOCES E BOLOS
SUCO COADO: LIMÃO, MARACUJÁ E LARANJA
CARNES GORDAS, FRITURAS E FRIOS
GELATINA DIETÉTICA
BEBIDAS ALCÓOLICAS E GASOSAS
MOSTARDA, CATCHUP E MAIONESE
  • JEJUM APÓS 22:00 H ( SOMENTE ÁGUA ESTÁ LIBERADA).
3.NA MANHÃ DO EXAME:
  • SE FOR DIABÉTICO, NÃO TOMAR COMPRIMIDO PARA DIABETES
  • CONTINUAR TOMANDO MEDICAÇÕES DE USO CONTÍNUO PARA PRESSÃO ALTA, COLESTEROL, TIREÓIDE E OUTROS, NÃO SUSPENDER ESSES MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA
  • NÃO FUMAR OU REALIZAR QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA
  • TRAZER SUA ESCOVA DE DENTE

 

Para a realização desse Exame será necessário jejum , conforme as seguintes orientações

°    Até dois anos de idade: Jejum de 3 horas

°    De dois a cinco anos de idade: Jejum de 6 horas

°    De cinco a 12 anos de idade: Jejum de 6 horas

°    Acima de 12 anos: Jejum de 8 horas

- Não há necessidade de suspensão de medicações, contando que sejam tomadas com água. Mesmo que você já tenha feito cirurgia de vesícula o jejum continua sendo obrigatório;

- Procure usar roupas confortavéis, preferencialmente duas peças;

- Caso tenha exames anteriores relacionados com a região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com os exames anteriores proporciona diagnostico precoce e evita muitas vezes, a realização de incidências adicionais.

e evita, muitas vezes, a realização de incidencias adicionais;

- No dia anterior ao exame tomar 60 gotas de Luftal às 21:00 e fazer um jantar leve.

O exame de retossigmoidoscopia é utilizado para o diagnóstico das doenças que acometem a porção final do intestino grosso. Com a retossigmoidoscopia é possível diagnosticar doenças que acometem os 30 cm finais do tubo digestivo, avaliar a mucosa do reto e sigmoide, verificar a presença de câncer retal, pólipos intestinais, divertículos em sigmoide, colites, diagnosticar amebíase através de biópsia de reto.
 
No dia Anterior ao Exame: ( 22:00h)
° Use 01 Fleet enema-  Via Retal
Insira suavimente cânula do frasco de fleet enema no reto, comprimindo o frasco até ser expelido quase todo o líquido. Decorrido os 15 min retire a cânula ate sentir forte vontade de evacuar.
 
No dia do Exame: (8:00h)
° Use um Fllet enema-  Via Retal
Repita o mesmo procedimento realizado no dia anterior com fleet enema. A seguir preencha o frasco com água e aplique mais duas vezes.
OBS: Beber Líquido ( água, água de coco, suco de laranja até uma hora antes do horário de agendamento do exame.)
Venha acompanhado a Clínca no horário estabelecido.