Obesidade Infantil é considerado um dos maiores problemas de saúde

No mês de junho é celebrado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, com o intuito de alertar a população sobre os perigos da obesidade na infância. Ela tem aumentado significativamente nas últimas décadas e é apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos maiores problemas de saúde pública do século XXI, sendo o problema nutricional de maior crescimento em todo o mundo.

De acordo com a Gastropediatra, Dra. Iramaia Alencar, diversos fatores podem causar obesidade infantil. “Entre as mais comuns estão fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo ou uma combinação desses fatores, além de alguma condição médica, como doenças hormonais ou uso de medicamentos a base de corticoides”, ressalta Iramaia.

A médica alerta que os quilos extras podem trazer consequências para as crianças em sua vida adulta, como diabetes e hipertensão, além de colesterol alto, gordura no fígado e refluxo gastro-esofágico ainda na infância. Quanto mais precoce a intervenção, maior a chance de se manter um peso saudável no futuro.

O tratamento da obesidade infantil é bastante complexo, e a orientação de comer menos e com qualidade e gastar mais energia requer uma boa condução, além de participação ativa da família, escola e sociedade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.