Especialistas comenta realização da primeira Colangioscopia Per Oral com o Sistema Spyglass realizada em Teresina

O corpo clínico da Gastros passa por constantes atualizações, qualificações e é sempre pioneira em procedimentos realizados na capital.Recentemente, pela primeira vez no Piauí foi realizada uma  Colangioscopia Per Oral com o Sistema Spyglass, que tem o intuito de diagnosticar com mais precisão as doenças do canal da bile e do pâncreas.

Os gastroenterologistas Dr. Lucídio Balduíno Leitão e Dr. Daniel Dutra participaram do procedimento.  Dr. Lucídio explicou detalhes.

Para o gastroenterologista Dr. Lucídio Balduíno Leitão, a tecnologia permitiu um aumento drástico na precisão diagnóstica.

“O procedimento serve para diagnosticar doenças das vias biliares e pancreáticas e tratá-las com mais precisão do que outros métodos, como da ressonância, por exemplo”, explica.

Para o Dr. Tomazo Franzini, antigamente, por conta de uma acessibilidade muito baixa, a média era que em 30% dos casos se conseguia identificar se uma lesão era benigna ou maligna. Hoje, aumentou de 30 para 95% dos casos em que é possível essa identificação.

“Uma grande vantagem pro paciente e pro sistema de saúde pois diminui o número de exames que esse paciente irá realizar, de procedimentos. E você consegue bastante sucesso com o avanço”, completa o médico que esteve em Teresina para a primeira Colangioscopia Per Oral com o Sistema Spyglass realizada em Teresina.

Sobre o Procedimento

Além disso, existe a possibilidade de fazer o tratamento, como quebrar uma pedra do canal ou tunelizar um tumor.

Recuperação

Por se tratar de procedimento endoscópico, o impacto é menor e a recuperação mais rápida.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.